Devido à volatilidade do mercado comercial nos dias atuais, as empresas procuram a melhor solução para otimizar o ritmo de trabalho. Com isso, existem diversas estratégias para aprimorar processos internos de uma companhia. Dentre eles, um que está sendo muito utilizado é o BPO financeiro.
Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil, já que engloba diversos processos internos e, às vezes, fica difícil administrar todos de uma vez. Pensando por esse lado, o BPO financeiro pode ser uma ótima opção aos empresários que desejam otimizar as atividades de um setor específico de seu negócio.
A responsabilidade de um BPO Financeiro é cuidar de burocracias financeiras de uma empresa, como contas a pagar e receber, pagamento de tributos, fluxo de caixa e outros trâmites do setor. Você já sabia que o BPO poderia ser uma alternativa para a melhoria do funcionamento de um negócio ?
Com o objetivo de auxiliar o empreendedor brasileiro, a equipe da Fegma elaborou este artigo explicando o que é BPO financeiro e quais suas vantagens e desvantagens.
O que é BPO Financeiro?
Didaticamente, o BPO é uma sigla para Business Process Outsourcing (Terceirização de Processos de Negócios, em tradução PT-BR). O conceito representa a tomada de decisão de uma empresa ao contratar uma prestadora de serviços BPO para ser responsável por um determinado setor financeiro. Ou seja, a terceirização de uma parte do negócio.
Por exemplo, geralmente, um shopping sempre toma a decisão de terceirizar seu setor de Serviços Gerais. Portanto, a parte de organização, higiene e limpeza é responsabilidade de outra empresa. Essa exemplificação pode ser utilizada para explicar o que é o BPO financeiro, já que o mesmo acontece nessa estratégia.
No entanto, quando falamos de BPO financeiro, ele está diretamente relacionado à parte financeira da empresa. Além de otimizar as atividades desse setor, a estratégia também visa aumentar a eficiência operacional da companhia.
Vantagens de contratar um BPO Financeiro
Embora o BPO financeiro seja uma boa opção para as empresas, a decisão de contratação desse serviço deve ser estudada. Isso porque impacta diretamente no modelo de negócio, na estrutura financeira e na cultura do empreendimento. No entanto, para lhe auxiliar na decisão final, separamos algumas vantagens que uma prestadora de serviços BPO pode proporcionar ao seu negócio.
Otimização e produtividade
Contratando uma prestadora de BPO financeiro, a empresa pode obter resultados mais eficazes, além de conseguir uma produtividade maior. Isso ocorre, justamente, por conta que profissionais especializados em finanças empresariais estarão monitorando e cuidando do setor financeiro do seu empreendimento.
Retirando essa responsabilidade da rotina do empresário, é possível que ele direcione a atenção para outros setores que necessitam priorização. Além disso, ele também poderá focar no core business, que são atividades primárias importantes que representam a principal fonte de lucro de um negócio.
Seguridade financeira
Essa estratégia também pode proporcionar uma segurança maior aos empresários, já que o setor financeiro está assegurado pela prestadora de BPO que cuidará das finanças do negócio. Além de que a empresa contratada também pode realizar um plano de redução de custos para que a companhia consiga crescer de forma saudável sem gastos desnecessários.
Agilização de processos
Uma das vantagens mais visadas por empresas que contrataram uma prestadora de BPO, é a agilização de processos internos. Como a companhia responsável só focará em uma determinada tarefa, o empresário não terá dificuldades na entrega de processos pendentes. Além de que, algumas prestadoras possuem tecnologias próprias que podem otimizar a entrega das atividades.
Custo benefício
A terceirização de um setor financeiro pode até ser mais benéfico para o caixa de uma empresa. Por exemplo, com o valor que o empresário pagaria por vários funcionários focados somente numa atividade, é possível contratar uma prestadora de BPO financeiro.
Desvantagens em contratar um BPO Financeiro
Para sermos realistas com a estratégia, também é válido mostrarmos algumas desvantagens que o BPO financeiro pode proporcionar a uma empresa. Com isso, é importante ressaltar que a contratação desse serviço pode não ser benéfica a todos os empreendimentos.
Perda de controle
Com a terceirização do setor financeiro de uma empresa, é normal que o empresário se distancie um pouco dessas atividades. Entretanto, muita distância não é um bom sinal.
Caso isso aconteça, é possível que o empreendedor perca o controle sobre as atividades do seu negócio, o que pode ser negativo ao longo do tempo. Portanto, é muito importante que mesmo com uma boa prestadora de BPO, o empresário acompanhe as atividades que estão sendo exercidas pela empresa terceirizada.
Despesas invisíveis
Como dito anteriormente, é normal que as empresas procurem o BPO financeiro devido ao custo benefício, mas é importante ressaltar que cada prestadora possui seus benefícios. Portanto, não se esqueça de se atentar nas despesas invisíveis, como gastos extras com implementações, contratação de ferramentas, aumento no contrato e outros.
Comunicação interna
Quando um BPO financeiro é contratado, o empresário está dando à prestadora liberdade para controlar um setor específico de seu negócio. Muitas das vezes isso é benéfico, mas também pode causar atrito nas relações de empreendimento x empreendedor.
Como sua empresa não será mais responsável pelos processos internos, o desenvolvimento do setor dependerá do trabalho da prestadora contratada. Deste modo, caso o serviço não seja de boa qualidade e afete negativamente seu negócio, é possível que aconteçam desentendimentos e falhas na comunicação.